Benedita garante que governo federal não vai abandonar o Rio

27/02/2003 - 20h50

Rio, 27/2/2003 (Agência Brasil – ABr) – A ministra da Assistência e Promoção Social e ex-governadora do Rio, Benedita da Silva, garantiu nesta quinta-feira que o governo federal não vai abandonar o Rio de Janeiro num momento em que o Estado enfrenta nova onda de violência. Para ela, a governadora Rosinha Matheus terá no governo federal um aliado, neste momento de grande desafio. E a decisão do presidente Lula de transferir Fernandinho Beira-Mar para outro presídio fora do Estado é prova desta aliança.

Eu tentei com o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso a transferência de Beira-Mar, mas não obtive êxito, disse Benedita. "Na oportunidade, eu também conversei com o então candidato Lula, e ele me garantiu que ajudaria o Rio, se eleito, a transferir o Fernandinho. Eu, de minha parte, gostei muito do gesto e do compromisso dele com o povo brasileiro e, em particular, com o Rio de Janeiro", disse.

Para Benedita, a transferência de Beira-Mar já deveria ter acontecido há muito tempo. Ela disse que conversou por telefone com o presidente e ele ratificou a importância de estar respaldando a governadora Rosinha. "Certamente, o governo do Estado do Rio já traçou sua estratégia de ação no combate à violência, e cabe ao governo federal, como já está fazendo, dar o respaldo necessário", concluiu.