Brasília, 6/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Educação Cristovam Buarque reuniu-se com representantes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) para apresentar diretrizes e convocar os órgãos a se engajarem na principal meta do atual governo para a educação: o combate ao analfabetismo.
Segundo o presidente da Crub e reitor da Universidade Castelo Branco, no Rio de Janeiro, Paulo Alcântara, a reunião contou com a participação de segmentos de universidades federais, estaduais, particulares e comunitárias, representando as 139 instituições de ensino superior ligadas ao conselho. "E todos esses segmentos concordam com o Ministério quanto à luta contra o analfabetismo", afirmou Alcântara. Segundo o presidente da Crub, discutiu-se a "construção de uma universidade que tenha vocação para o Brasil", fato que envolve uma expansão organizada do setor e a possibilidade de oferecer novas modalidades de diploma. Entretanto, nenhuma decisão concreta foi tomada.
Com a intenção de levar essa mesma proposta de luta pelo fim do analfabetismo aos estudantes universitários, o ministro viaja amanhã para São Paulo, onde se encontrará com integrantes da União Nacional de Estudantes (UNE). No encontro, Cristóvam ouvirá questionamentos sobre o Exame Nacional de Cursos, o Provão, que segundo a assessoria do ministro, continuará a ser aplicado, mas pode sofrer alterações que o tornem mais eficaz.