Campo Grande, 25/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - Com recursos de R$ 205 mil assegurados pelo Fundo de Investimento Social (FIS) para a compra de equipamentos, o laboratório de exames de DNA da Coordenadoria de Perícias da Polícia Civil entrará em operação até abril de 2003. Segundo o coordenador de Perícias, Edi Ederaldo de Almeida, a implantação do laboratório estadual, que garantirá o reconhecimento da paternidade por meio de exames gratuitos às pessoas carentes, é resultado da vontade política do governo de garantir os direitos fundamentais do cidadão, ampliando o leque de ações do Plano de Combate a Pobreza e Exclusão Social em Mato Grosso do Sul.
Embora a Coordenadoria de Perícias já atenda a população com exames de DNA gratuitos para reconhecimento de paternidade a pedido da Justiça, atualmente este serviço é realizado por uma empresa privada, o Instituto de Perícia Científica (IPC), com o qual o governo estadual firmou um contrato para atender os pedidos judiciais. Cada exame custa ao Estado R$ 450,00.
Segundo o coordenador de Perícias, já foram realizados 706 exames de DNA gratuitos para reconhecimento de paternidade e outros 100 testes serão feitos até o final de dezembro. Para o início de 2003 já está assegurada em contrato a realização de mais 300 exames de DNA para atender a Justiça gratuita e reduzir o acúmulo de 1.150 pedidos de testes de paternidade.