Brasília, 23 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Câmara dos Deputados e candidato pelo PSDB ao governo de Minas Gerais, Aécio Neves, pediu hoje ao presidente Fernando Henrique Cardoso mais agilidade na liberação de R$ 690 milhões para garantir a colheita de café no estado. Após encontro mantido com o presidente no Palácio do Planalto, que contou com as presenças dos ministros Pedro Malan (Fazenda) e Marcus Vinicius Pratinini de Moraes (Agricultura), Aécio Neves disse que o presidente prometeu avaliar a questão com a equipe econômica e acenou com uma solução para o problema já para os próximos dias.
Aécio Neves, que classificou de "gravíssima" a situação dos produtores de café em Minas, informou que a liberação dos recursos já foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), e que o dinheiro já está à disposição do Funcafé. De acordo com Aécio, o Brasil, neste ano, terá uma safra recorde de café, em torno de 44 milhões de sacas.
Outro tema discutido com o presidente e os ministros foi a renegociação da divida do estado com o governo federal, da ordem de R$ 28 bilhões. Sobre esta questão, o presidente da Câmara afirmou que a sistemática de negociação, apesar de pautar-se na mesma forma de renegociação mantida pelo governo com os outros estados, deve ser tratada de forma diferenciada, devido a algumas peculiariedades.