Brasília, 21 (Agência Brasil - ABr) - Pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) revela que 70% dos alunos do ensino fundamental têm educação ambiental. "Dados apresentados pela pesquisa revelam um grande interesse pelo tema e mostram que existe uma grande demanda de trabalho na área", afirma a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação Fundamental (SEF/MEC), Lucila Viana. A Coordendora espera que o tema seja assumido como obrigação nacional, de acordo com Constituição Federal promulgada em 1988 e pela Lei nº 9795/99, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental.
A inserção da educação ambiental é feita nas escolas em todas as disciplinas. "Isso ocorre quando, por exemplo, a professora de inglês ou português resgata, no conteúdo da matéria, abordagens sobre o assunto", explica a coordenadora do SEF. Uma outra forma utilizada para trabalhar o tema é por meio de projetos: 26,8% dos alunos de primeira a quarta série e 29,6% de quinta a oitava trabalham a questão dessa forma.
A preocupação com o tema é maior principalmente nas regiões mais industrializadas do país, onde a degradação ambiental é um problema próximo da realidade da população. Na região sul, 82,1% dos alunos de primeira a quarta série estudam educação ambiental, diferente da região centro–oeste, onde apenas 69,2% têm contato com o tema.
De acordo com Lucila Viana, mesmo sendo um primeiro levantamento com o tema o resultado é muito positivo, mas é preciso considerar que os dados não permitem avaliar a qualidade e os resultados do ensino que está sendo oferecido.