Medicina busca novas técnias para a cura do câncer

21/07/2002 - 8h53

Brasília, 21 (Agência Brasil - ABr) - O radioncologista do Centro Brasileiro de Radioterapia, Oncologia e Mastologia, em Goiânia, Luís Mauro de Paula e Sousa, disse, em entrevista a Radiobrás, que a braquioterapia associada à radioterapia externa é a melhor solução para os homens que estão com câncer de próstata em fase inicial. "É uma técnica nova, que necessita de tecnologia de ponta e indicação médica para a realização da cirurgia", explica.

Segundo ele, mais de 85% dos pacientes obtém a cura. "As possibilidades de sucesso na operação são inegáveis. O paciente também costuma sofrer menos com os efeitos colaterais causados por uma cirurgia desse tipo, como a impotência sexual e a incontinência urinária".

A cirurgia tem duas fases: a primeira é a radioterapia externa, que consiste em irradiar as células em torno do tumor e a segunda etapa é a concentração de radiação somente na lesão por meio de agulhas plantadas no corpo do paciente, controladas por um ultra-som. Esta fase é chamada de braquioterapia.

O médico explica ainda que cirurgias feitas com radiação só são aconselháveis para pessoas com mais de cinqüenta anos. "O paciente deve ficar atento às recomendações do seu médico e tem que fazer o exame que diagnostica o câncer de próstata anualmente. Os homens têm que vencer o preconceito de ir ao urologista".