Iphan: inscrições vão até o próximo dia 16

21/07/2002 - 8h52

Brasília, 21 (Agência Brasil - ABr) - Empresas, Organizações não Governamentais e cidadãos ligados à proteção da cultura popular brasileira têm até o 16 de agosto para se inscreverem em mais uma versão do prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), órgão ligado ao Ministério da Cultura e reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho na preservação da identidade cultural do País.

Segundo o diretor do departamento de promoção do Instituto, Roberto Saruê, a premição criada há cerca de 15 anos, incentiva empresas e pessoas físicas a apoiarem a preservação da cultura no País. Os prêmios são entregues anualmente e está dividido em seis categorias de preservação de sítios arqueológicos e restaurações.

Em entrevista ao canal de TV NBR da Radiobrás, Saruê ressaltou o papel do cidadão na preservação da diversidade cultural brasileira. Segundo ele, além de trazer divisas para o País, a preservação aumenta o nível de emprego e renda da população. "A preservação é uma forma de construir o futuro com o passado", disse o diretor, acrescentando que mais de 100 pessoas já se inscreveram para a premiação deste ano. "O número de inscrito tende a crescer bastante. Isso mostra o carinho que a população tem pela terra e pela valorização da identidade nacional", finalizou.

As inscrições podem ser feitas em todo o país, nas superintendências do IPAHN. Para obter mais informações basta acessar o site do instituto no endereço www.iphan.gov.br ou em Brasília pelo telefone 4146176. O prêmio será entregue no dia 14 de dezembro, em uma cerimônia no Teatro Nacional.