Rio, 21 (Agência Brasil - ABr) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai estender o Programa de Fomento de Reconversão Produtiva da Metade Sul do Rio Grande do Sul (Reconversul) aos municípios que ficam a Noroeste do Estado. O Reconversul tem prazo de vigência até abril de 2003 e dotação orçamentária de R$ 586 milhões.
De acordo com o BNDES, a extensão das condições operacionais do Reconversul para esta região abre a possibilidade de incrementar a ação financiadora do Banco naquela região, trazendo benefícios econômicos e sociais à população local e revitalizando uma região que dispõe de base econômica razoável, tendo em vista sua situação de fronteira com a Argentina, principal parceiro do Brasil no Mercosul.
A região Noroeste é formada por três microregiões - Celeiro, Missões e Grande Santa Rosa, cuja base da economia é a agricultura de soja, milho e erva-mate em pequenas propriedades. Através do Reconversul, o BNDES oferece melhores condições de financiamento, com menores taxas de juros, maiores prazos de pagamento e maior participação do financiamento no valor total dos investimentos.