Agricultura familiar é destaque no III Festival de Bonito

21/07/2002 - 15h00

Bonito, 21 (Agência Brasil – ABr) – A arte e a cultura produzidos nos assentamentos de comunidades indígenas e negras de Mato Grosso do Sul estarão expostas até o final desta semana em Bonito (MS). A iniciativa é do Instituto de Desenvolvimento Agrário, Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Idaterra), para divulgar os produtos da agricultura familiar e dos assentados pela reforma agrária no Estado.

O estande montado na área onde está sendo realizado o Festival de Inverno de Bonito, traz amostras dos produtos do Programa de Verticalização da Agricultura Familiar (Prove Pantanal), como o doce de leite e a rapadura de diversos sabores. O trabalho de comunidades como Furnas do Dionísio e Boa Sorte mostra máscaras decorativas, cestas artesanais, vasos de cerâmica e os derivados da cana-de-açúcar como melado, açúcar mascavo, rapadura, a farinha e o polvilho.

Turistas de vários pontos do país e do exterior são atraídos anualmente pela produção artesanal local e pela culinária do Estado. O Prove Pantanal é um projeto consolidado em MS que fornece apoio à Agricultura Familiar com a construção de uma agroindústria para a fabricação de alimentos com condições de competir no mercado. Através do programa já foram instaladas mais de 70 unidades e outras 60 estão em construção.

Na próxima terça-feira, uma delegação da Organização das Nações Unidas (ONU) visita o
Estado para dar continuidade ao intercambio feito com o Equador. A comitiva visita agroindústrias de Campo Grande, Deodápolis, Nova Andradina e Mundo Novo, onde será realizada uma reunião
entre representantes da Agricultura Familiar do Brasil, Paraguai e Equador.