Brasília, 16 (Agência Brasil - ABr) - O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pratini de Moraes, participou, hoje, da cerimônia de lançamento do novo site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o ministro, a versão atualizada da página do Inmet vai facilitar o acesso de pesquisadores, estudantes e produtores agrícolas às informações sobre previsão do tempo, pesquisas, balanço hídrico e queimadas.
"Com essa iniciativa, o produtor rural vai poder escolher as melhores épocas para plantio e colheita, além de ter conhecimento sobre o uso mais racional do solo. O Brasil tem, hoje, 90 milhões de hectares para serem plantados sem que seja necessário derrubar uma árvore sequer", disse Pratini.
O site do Inmet ganhou uma nova estruturação das informações, com a criação de cinco áreas: a de previsão do tempo, serviços, conheça o Inmet, aprenda com o Inmet, central de informações e Inmet virtual. Já na página inicial, o usuário da rede terá acesso a notícias e alertas meteorológicos.
Segundo o diretor do instituto, Augusto César Vaz de Athayde, a homepage recebe, em média, sete milhões de acessos a cada mês. Ele diz que muitos desses acessos são feitos por computadores de outros países. "O Brasil é um país com grande visibilidade. O importador de nossos produtos agrícolas nos Estados Unidos, Paraguai ou Argentina quer saber se vai haver chuva, seca ou se as condições meteorológicas vão causar quebra de safra", explica.
A homepage conta com versões em inglês e espanhol para possibilitar o acesso dos usuários internacionais. A página do instituto na internet é www.inmet.gov.br