Amaral convoca o setor aéreo para discutir endividamento

16/07/2002 - 19h25

Brasília, 16 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral, convocou hoje representantes da Vasp, Varig e TAM para discutir o endividamento das companhias aéreas com o governo. A iniciativa privada estima que a dívida esteja em aproximadamente R$ 5 bilhões. Por enquanto, o governo estuda junto às empresas as melhores alternativas para diminuir o impacto do capital externo nas companhias brasileiras.

Entre as propostas está a redução de tributos que incidem na cadeia produtiva do setor, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cobrado sobre combustíveis; Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), cobrado sobre seguro; e a diminuição da cobrança do Programa de Integração Social e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins).

Segundo o presidente da Vasp, Wagner Canhedo, a alteração na incidência de alguns tributos pode desonerar o setor em até 8% sobre a renda total bruta das companhias. Canhedo disse que os estudos do governo e da iniciativa privada sobre o setor devem ficar prontos no fim de agosto.