Palácio da Alvorada abre à visitação pública a partir de hoje

21/02/2002 - 19h09

Brasília, 21 (Agência Brasil - ABr) - O Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, foi aberto, a partir de hoje à visitação pública. As visitas serão sempre às quintas-feiras, das 15h30 às 17 horas, para grupos de até 25 turistas. A expectativa é de que até 200 pessoas conheçam o local em cada tarde de visitação.

Inaugurado em 1958, o Palácio da Alvorada foi a primeira construção da nova capital federal. Com área total de 400 mil metros, o palácio foi projetado por Oscar Niemeyer e reúne várias peças de renomados pintores e escultores, como Di Cavalcante, Candido Portinari, Athos Bulcão e Vicente Monteiro.

O passeio tem cerca de meia hora de duração. Os turistas embarcam em um ônibus da Presidência da República e começam a visita conhecendo a margem do lago Paranoá onde se situa o palácio. Depois, seguem para os jardins e a piscina e visitam os salões principais do Alvorada, entre eles o Salão de Banquetes, onde são oferecidos jantares a visitantes ilustres do presidente. Já passaram por esse salão os reis da Espanha, Juan Carlos e Sofia, e o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

Os turistas também visitam a Biblioteca e o Hall de Entrada do palácio, e encerram o passeio indo à capela, inaugurada junto com o Alvorada. A parte privada do palácio, no primeiro andar, onde estão situados os aposentos do presidente, assim como o subsolo, não estão abertos para visitação. Algumas curiosidades podem ser vistas pelos turistas durante o passeio, como a lancha "Amazônia", pouco utilizada pelo presidente Fernando Henrique, e as emas que circulam pelos jardins do palácio.

Não é a primeira vez que o Alvorada é aberto para a visitação pública. Durante o governo dos presidentes Itamar Franco e Fernando Collor, os turistas também puderem conhecer o local. Mas é a primeira vez que o palácio é aberto enquanto um presidente mora nele. Os presidentes Collor e João Figueiredo nem chegaram a morar no Alvorada. Já Itamar Franco, viveu apenas um período de seu mandato no palácio.

A iniciativa de abrir as portas do Alvorada partiu do próprio presidente Fernando Henrique Cardoso. Segundo a coordenadora de Relações Públicas do Planalto, Rosana Fragomeni, as visitas só não começaram antes porque o Alvorada passou por obras contra infiltrações. Até março deste ano, o local também sofrerá nova reforma, desta vez para implantar o sistema de aquecimento solar na piscina, cozinha e na portaria principal.

A dona de casa Iara Alencar do Vale, nascida em João Pessoa (PB), integrou o primeiro grupo de visitantes do palácio. Ela levou toda a família e sua empregada para ver de perto onde vive o presidente. "Eu sempre tive a curiosidade de entrar aqui. Gostei de tudo, as coisas são maravilhosas", afirmou. Já o estudante Jonathas Paiva, de 14 anos, disse que queria ser "filho do presidente" para poder curtir um pouco das belezas do palácio.

Os arquitetos gaúchos Fernanda Drebes e Andrei Schlee também foram visitar o Alvorada. Eles disseram que conheciam toda a arquitetura do local pelos livros, e ficaram encantados em ver de perto o espaço projetado por Niemeyer. "É uma obra fundamental da arquitetura, e acho muito importante visitá-la. O palácio está muito bem cuidado, bem decorado. Toda pessoa que puder, deve vir visitá-lo", afirmou Andrei.

Os interessados em visitar o Alvorada poderão se inscrever em uma tenda montada, todas as quintas-feiras, em frente ao palácio. No início da tarde, serão distribuídas senhas para a entrada e, após formados os grupos, os turistas começam a visita. Eles recebem um folder com informações sobre o Alvorada, assistem a um vídeo educativo com a história do palácio, e as crianças são presenteadas com uma bandeira do Brasil. O Palácio do Planalto, local de trabalho do presidente, também é aberto à visitação, sempre aos domingos, das 9h30 às 13h30.