Governo libera recursos para o combate à exploração infantil

21/02/2002 - 20h25

Recife, 21 (Agência Brasil - ABr) - O Programa Sentinela, de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, receberá investimentos da ordem de R$ 1,2 milhão, do Fundo Nacional de Assistência Social, para aplicar em 24 municípios do sertão pernambucano.

Nesta sexta-feira, em Cabrobó, a 606 quilômetros de Recife, o governo de Pernambuco promove o VI Encontro Regional de Secretários Municipias de Assistência Social e Educação, com participação de representantes das polícias locais e dos conselho tutelares de Direito e Assistência Social dos municípios de Cabrobó, Itacuruba e Petrolina, todos do sertão do São Francisco.

O programa foi implantado pelo governo de Pernambuco no segundo semestre do ano passado, para garantir proteção e escolaridade a mais de 1.200 crianças e adolescentes em situação de risco, envolvendo drogas e abuso sexual. Os municípios beneficiados estão situados nas regiões mais vulneráveis, próximas às áreas portuária, entroncamentos, polígno lagal e pólo gesseiro.

Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Social, José Arlindo Soares, essas crianças e adolescentes, assistidas através de oito centros de referência, essas crianças participam, durante todo o dia, de oficinas de arte, esportes e lazer, além de desenvolverem atividades escolares normalmente.

O Programa Sentinela contempla nove municipios da região metropolitana de Recife, três no sertão de Araripe, dois no sertão Central, três no sertão de Itaparica, quatro no sertão do Pajeú/Moxotó e três no sertão do São Francisco.