Formadores do Programa Parâmetros em Ação promovem encontro em Brasília

21/02/2002 - 20h25

Brasília, 21 (Agência Brasil - ABr) - A implementação do livro didático nas escolas públicas e o programa de formação de professores na comunidade Kalunga, a maior entre as remanescentes de quilombos no Brasil, foram os temas debatidos hoje no Encontro da Rede Nacional de Formadores do Programa Parâmetros em Ação e do Programa de Professores Alfabetizadores (Profa) no Hotel Nacional, nesta capital.

A coordenadora geral do Profa, que organizou o evento, Neide Nogueira, informou que até amanhã (22), serão apresentados relatórios do desempenho dos programas da Secretaria de Educação Fundamental (Sef) iniciados em 2001. No evento foram exibidas as diretrizes para a avaliação do livro didático, prevista para 2004, e as linhas de atuação do programa nacional "Biblioteca na Escola", que terá início no mês de maio e abrangerá várias bibliotecas de escolas públicas no país.

O programa de formação de professores na comunidade Kalunga teve início este mês e tem obtido bons resultados. Foi apresentado um trabalho relatando a vida dessa comunidade, além de metas estabelecidas para melhorar o ensino fundamental, considerado fraco.
Estão sendo desenvolvidas também atividades relativas ao Profa visando à formação continuada dos professores alfabetizadores. "É muito importante treinar corretamente esses profissionais, pois se adquirirmos melhoria na qualidade da alfabetização, o ensino fundamental conseqüentemente terá progressos", afirma a supervisora pedagógica do Profa, Telma Weisz. Segundo ela, o programa, iniciado em julho de 2001, capacita hoje 362.609 mil professores em todo o país por meio de convênios com as prefeituras. (Cynthia Ribeiro)