CGU pede instauração de inquéritos ao ministro dos Transportes

21/02/2002 - 18h51

Brasília, 21 (Agência Brasil - ABr) - A corregedora-geral da União, Ministra Anadyr de Mendonça Rodrigues, pediu hoje (21) ao ministro dos Transportes, Alderico Jefferson da Silva Lima, a instauração de processo administrativo disciplinar, para apurar imputações de irregularidades a servidores daquela Pasta, em supostas operações de aquisição de veículos. A Corregedoria-Geral da União já havia recomendado, no dia 23 de outubro de 2001, ao então ministro Eliseu Padilha, a apuração de outras denúncias de irregularidades, igualmente envolvendo servidores daquele Ministério.

A Ministra Anadyr dirigiu-se também ao responsável pelo inquérito policial em curso na Polícia Federal, instaurado com o objeto de apurar o possível envolvimento do ex-consultor jurídico do Ministério, Arnoldo Braga Filho, com a evasão de divisas, em moeda estrangeira depositada em bancos no exterior. No ofício que lhe dirigiu, a Corregedora-Geral da União solicitou que o Delegado responsável examine se devem ser incluídos, em suas investigações, os servidores citados em matérias publicadas pela Revista Veja n° 7/2002, Jornal do Brasil, Folha de S.Paulo e Correio Braziliense, todos do dia 19 deste mês, dada a eventual "continência e conexão com os fatos". Na Advocacia Geral da União (AGU), já está em curso procedimento específico para apurar as atividades do ex-Consultor Jurídico do Ministério, quanto à repercussão administrativa dos fatos denunciados.

A ministra pediu ao ministro dos Transportes que, em cumprimento a seu dever de supervisão, seja determinada ao inventariante do extinto Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), a adoção, na esfera administrativa, das medidas cabíveis, visando esclarecer os fatos noticiados pela imprensa, acerca de veículos que teriam sido presenteados a servidores daquela autarquia.