Controle epidemiológico reúne Américas em Brasília

04/06/2002 - 20h41

Brasília, 4 (Agência Brasil - ABr) - A II Reunião de Diretores de Epidemiologia e Pontos Focais do SHA (Programa Especial de Análises de Saúde) foi aberta nesta terça-feira, na sede da Organização Panamericana de Saúde (Opas), em Brasília. Durante o encontro, 36 países das três Américas discutirão os programas de controle de doenças e de mortalidade materna e infantil, com a exposição de dados referentes à situação epidemiológica dos países participantes.

O doutor Carlos Castillo-Salgado, chefe do Programa Especial de Análises de Saúde, afirmou que a reunião serve para trocar experiências entre os países e coletar dados das tendências epidemiológicas das Américas. Ele anunciou a criação da ‘Cápsula do Tempo’, um tipo de cofre que será guardado sob custódia na sede da Opas, em Washington, e no Museu da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), durante 50 anos.

A cápsula conterá informações sobre o estado epidemiológico dos países desde 1900, e terá previsões relativas à situação das doenças no futuro. Ela estará sendo fechada dia 12 de dezembro, como parte das comemorações da Funasa, e só será aberta nos anos de 2052 e de 2102. A intenção é de que os dados sirvam de referência para os estudiosos confrontarem o quadro epimiológico em épocas distintas e, assim, averiguar se houve evolução na América.