Brasília, 9 (Agência Brasil - ABr/CNN) - A União por uma Maioria Presidencial (UMP), a coalizão de centro-direita do presidente Jacques Chirac, conquistou hoje a maioria dos votos no primeiro turno das eleições legislativas da França, segundo pesquisas de boca-de-urna divulgadas após o encerramento do pleito. Uma vitória da coalizão seria um grande triunfo para Chirac, que está em seu segundo mandato, depois de ter coabitado o primeiro com um Parlamento de maioria socialista. As informações são da CNN.
Em um dia de baixo comparecimento dos eleitores às urnas, a maioria dos institutos de pesquisa de opinião deu à UMP entre 43% e 44% dos votos e entre 380 e 420 assentos no novo Parlamento. Os socialistas ficariam com entre 135 e 175 cadeiras. De dois a quatro assentos restantes iriam para outros partidos.
O resultado, caso se confirme oficialmente, porá a aliança do presidente em uma posição mais forte para vencer o segundo e último turno das eleições, no próximo domingo (16).
O líder da extrema-direita, Jean-Marie Le Pen, obteve com sua Frente Nacional menos votos do que nas eleições de 1997, mas ainda pode garantir assento no Parlamento, segundo as pesquisas. As projeções dos institutos indicam que a extrema-direita, como um todo, receberia entre 12% e 13% dos votos, em comparação com os 14,9% que a Frente Nacional obteve há cinco anos. Os institutos projetaram que a extrema-direita poderia garantir representantes na Assembléia Nacional – a câmara baixa – prevendo que teria de zero a quatro assentos no segundo e decisivo turno.