Ministro da Saúde abre seminário sobre qualificação profissional

10/06/2002 - 22h13

Brasília, 10 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Saúde, Barjas Negri, abriu esta noite, em Brasília, o II Seminário Nacional do Projeto de Qualificação de Equipes Gestoras de Sistemas de Serviços de Saúde. Durante dois dias, representantes municipais de saúde analisarão o conteúdo dos cursos de especialização de profissionais de saúde em todo o país. O seminário termina quarta-feira, com a realização da I Oficina de Conteúdos de Metodologia de Projetos.

Os cursos de capacitação profissional fazem parte do projeto do Ministério da Saúde, que prevê o fortalecimento das administrações regionais, descentralizando a responsabilidade do governo federal para os municípios. "Com isso, os gestores de saúde terão ferramentas necessárias para atender, de forma eficiente, a população local. A descentralização trará também maior responsabilidade aos gestores", afirmou o ministro.

O governo quer, em quatro ou cinco anos, habilitar profissionais para atender de forma eficiente a população. Para isso, está investindo R$ 7 milhões na capacitação de 2.241 profissionais, este ano. O projeto contará também com outros investimentos para apoiar coordenações pedagógicas. Existem, atualmente, 68.670 pontos de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), dos quais 50.670 são públicos.