Brasília, 23 (Agência Brasil - ABr) - "A Reforma do Judiciário já começou". Essa afirmativa é do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Nilson Naves, ao proferir palestra sobre o tema "Reforma do Judiciário – Implicações da Súmula Vinculante em termos de Direito Público, a litigiosidade dos entes públicos e temas afins". Segundo Nilson Naves, os inúmeros projetos desenvolvidos pelo STJ e Conselho da Justiça Federal (CJF) já estão agilizando o andamento dos processos. "É possível se fazer uma reforma judiciária sem que se mexa em texto da lei".
O presidente do STJ destacou a iniciativa da Justiça Federal do Rio de Janeiro, que implanta um implantação do plantão para atender à população, contando com a presença de um desembargador, advogado, Ministério Público e defensor público na sessão de julgamento, dando maior rapidez à tramitação processual.
No âmbito do STJ, Nilson Naves destacou a importância da implantação da Revista Eletrônica de Jurisprudência que acontece no próximo dia 2 de setembro. "Vamos substituir o papel pelo processo digital". A Revista Eletrônica vai disponibilizar, em formato de texto, o inteiro teor de todos os acórdãos (decisões colegiadas) do STJ em página certificada. Portanto, os documentos apresentados nesta página poderão ser utilizados nos processos, pois terão a autenticação do Tribunal.