Lula ganha quatro minutos no programa de Serra

22/10/2002 - 21h58

Brasília, 22/10/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Tribunal Superior Eleitoral concedeu há pouco, ao candidato Luíz Inácio Lula da Silva, quatro minutos de direito de resposta a serem veiculados - dois no rádio e dois na televisão - nos programas do candidato da coligação Grande Aliança (PSDB/PMDB), José Serra.

A decisão do tribunal foi baseada no programa veiculado por Serra no último sábado, em que foram feitas diversas acusações ao Partido dos Trabalhadores (PT) de má gestão no governo do Rio Grande do Sul. O TSE julgou indevida a colocação de Serra, de que o governo gaúcho não coibiu as invasões de terra no Estado, promovidas pelo MST, e nem a distruição de um relógio comemorativo dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil na capital gaúcha.

No programa em questão, José Serra afirmou também que "o PT, quando assume o governo, é sempre responsável por toda a série de desgraça que acomete a população, inclusive mortes, sequestros, invasões e até o volta da censura aos jornais, como se, naquele Estado, o PT tivesse instalado a didatura e o medo, criando um clima de terrror".

Os ministros indeferiram, no mesmo julgamento, o pedido de direito de resposta pelos mesmos motivos do governo do Rio Grande do Sul e da coligação petista do Estado, que pleteia a reeleição, com a candidatura de Tarso Genro.