A cada dia, a cultura falada, passada de geração em geração, é reconhecida como um importante instrumento de preservação da história e da tradição do povo brasileiro. Para garantir a valorização da tradição oral e o ensino desse saber nas escolas, foi criado o Projeto da Lei Griô, que pretende implementar uma política nacional para o reconhecimento e incentivo da oralidade e saberes de mestres e mestras griôs. Descubra a importância dos griôs para a cultura nacional por meio desta e das outras quatro reportagens da série 'Griô – a preservação das tradições orais.
It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.
Os griô aprendizes estão descobrindo as histórias dos mestres da cultura e reaprendendo a escutar na tentativa de se reconectar com o saber que pode ser transmitido pelas narrativas orais. Nessa busca, eles acabam por se encontrar e se reconhecer na ancestralidade das tradições transmitidas oralmente. Entenda a importância desse resgate na série especial de cinco reportagens intitulada 'Griô – a preservação das tradições orais.
It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.
Mesmo com toda riqueza e diversidade da cultura popular, as escolas excluem de seus currículos o ensinamento da transmissão oral de tradições. O professor da Escola de Comunicação e Artes de Universidade de São Paulo (ECA/USP), Sérgio Bairon, diz que o país perde ao desvalorizar esse tipo de conhecimento, presente em inúmeras comunidades. Ele classifica como vergonhosa a forma como a cultura indígena é transmitida aos alunos. O professor organiza cursos de extensão com a participação de mestres de tradição oral. A iniciativa faz parte da Universidade Griô, cujo objetivo é diminuir o vazio entre a tradição oral e o ensino formal, levando para a sala de aula os ensinamentos dos mestres das culturas orais.
It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.
De origem africana, 'griô' é um guardião da memória da história oral de um povo ou comunidade. A palavra é usada para designar as pessoas que têm a missão de receber e transmitir ensinamentos como um fio condutor entre gerações e culturas. O griô pode ser um mestre, personagem ou um líder que deve escutar, aprender e passar adiante o que é sagrado, importante ou tradicional para sua comunidade. Descubra a importância desses mestres para a transmissão de conhecimento na série especial 'Griô – a preservação das tradições orais”.
It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.
Lendas, contos, músicas, histórias, cantigas, cordel. Por muito tempo, as tradições foram transmitidas oralmente, de geração para geração. A oralidade se tornou um meio de conexão entre o passado e o presente. Com a chegada da internet e com o avanço das novas tecnologias, essa forma de comunicação e ensinamento está ameaçada. Confira na série especial 'Griô – a preservação das tradições orais” a importância da conservação da tradição oral como ferramenta de transmissão do conhecimento.
It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.