A informação é da coordenadora do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra no DF, Lucimar Nascimento, que concedeu entrevista ao programa 'Jornal da Cidade', da Rádio Nacional AM de Brasília. Cerca de 700 camponesas montaram um acampamento em um terreno ao lado do prédio do Incra, no Setor Bancário Norte, em Brasília. A atividade faz parte da Jornada de Lutas das Mulheres da Via Campesina, que ocorre anualmente no mês de março, e tem como objetivo principal pressionar o governo federal para a realização da Reforma Agrária. Segundo Lucimar Nascimento, as trabalhadoras rurais não devem deixar o acampamento enquanto não forem recebidas pelo presidente do Incra, Carlos Guedes, e pelo Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.
It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.
Cerca de três mil mulheres, de todas as idades, brasileiras e de países vizinhos, participaram da marcha de encerramento do evento em defesa da agricultura camponesa e pelo fim da violência contra a mulher. Depois de caminhar por mais de uma hora na Esplanada dos Ministérios, elas fincaram no gramado em frente à sede do poder legislativo, cartazes com os nomes de mulheres assassinadas e pediram justiça.
It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.
Este ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) destacou a situação vulnerável das mulheres do meio rural como uma das mais preocupantes. Para entender essa realidade, confira entrevista com Rosângela Piozani Cordeiro, agricultora e integrante do Movimento de Mulheres Camponesas
It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.