Lua Sangrenta

Imagem:

Compartilhar:

Confira o calendário astronômico de 2015

Criado em 22/01/15 19h50 e atualizado em 27/09/15 22h22
Por Edgard Matsuki e Leyberson Pedrosa Edição:Priscila Ferreira | Criação: Cadu Veloso Fonte:Portal EBC

Para quem gosta de olhar para o céu e estudar o que está além do planeta Terra, o ano de 2015 promete algumas atrações. Para você não perder nenhum lance do que vai acontecer, o Portal EBC preparou um calendário astronômico do ano de 2015.

Entre os principais destaques estão os dois eclipses solares e dois eclipses lunares (também chamados de luas sangrentas). Os fenômenos solares acontecem em março (total) e setembro (parcial). As luas sangrentas ocorrem em abril e setembro. Desses eclipses, apenas o lunar de 28 de setembro poderá ser visto do Brasil.

Também será possível ver planetas em oposição ao sol em 2015. Neste ano, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno ficarão em face ao sol para quem está na Terra. O fenômeno possibilita uma melhor visualização dos planetas.

Já a Nasa tem programado duas chegadas de veículos espaciais em planetas anões distantes. Em fevereiro, um deles (o Dawn) deve encontrar Ceres, e, em setembro, a nave não-tripulada New Horizons deve pousar em Plutão, que perdeu o status de planeta em 2006.

Um dia importante para o mundo astronômico será o dia 30 de junho. Na data, acontece o Asteroid Day (Dia do Asteroide). A data, organizada por cientistas, astronautas e estudiosos, visa debater novas formas de detecção de asteroides que possam passar pela Terra. A medida, visa proteger o planeta contra queda de asteroides. Em 2013, um asteroide caiu na Rússia e deixou mil pessoas feridas.

Confira o calendário astronômico de 2015 mês a mês:

Calendário astronômico de 2015:
ano terá quatro eclipses e Dia do Asteroide

Janeiro

03 Chuva de meteoros Quadrantids

30 Cometa Pons-Winnecke passa pela Terra

voltar ao topo

Fevereiro

Sem dia definido Dawn pousará em Ceres

O veículo espacial Dawn, da Nasa, deve pousar no planeta anão Ceres no mês de fevereiro deste ano. Será a primeira vez que serão coletadas imagens do asteroide que fica entre Vênus e Marte.

06 Júpiter entra em oposição

No dia 6 de fevereiro, Júpiter poderá ser visto com mais facilidade da Terra por estar em oposição ao Sol. Isso significa que a Terra ficará exatamente entre Júpiter e o Sol. Será possível ver o planeta gigante com telescópios de médio alcance.

22 Conjunção de Vênus e Marte

Vênus ficará próximo de Marte neste dia.

voltar ao topo

Março

02 Cometa d’Arrest passa pela Terra

20 Eclipse solar total

No dia 20, acontece um eclipse solar total. O fenômeno, em que a Lua fica entre a Terra e o Sol, deve durar 2 minutos e poderá ser visto da Europa, Ásia e África. No Brasil, não será possível ver o fenômeno.

voltar ao topo

Abril

04 Eclipse lunar

A primeira “Lua Sangrenta” de 2015 acontece no início de abril e não poderá ser visto no Brasil. O fenômeno em que o Sol cobre a Lua totalmente vai durar apenas cinco minutos e poderá ser visto da Ásia, região do Pacífico e América do Norte.

22 Chuva de meteoros Lírida

voltar ao topo

Maio

05 Chuva de meteoros Eta Aquárídas

23 Saturno entra em oposição

No dia 23 de maio o planeta dos anéis entra em oposição ao Sol. Isso significa que a Terra ficará, neste dia, exatamente entre Saturno e o Sol. Com isso, será mais fácil enxergar o planeta e seus anéis.

voltar ao topo

Junho

16 Asteroide 1566 Icarus passa pela Terra

30 Dia do Asteroide

Cientistas, astronautas e estudiosos criaram um dia para o mundo científico criar alternativas para aumentar o mapeamento de asteroides que passam pela Terra. O Asteroid Day vai apontar para o risco de não se monitorar os fenômenos. Um exemplo que será citado será o asteroide que caiu na Rússia em 2013 e deixou cerca de mil feridos.

voltar ao topo

Julho

14 New Horizons deve pousar em Plutão

Depois de 9 anos e meio de jornada, o veículo espacial New Horizons deve pousar em Plutão no dia 14 de julho. Será a primeira vez que um veículo espacial chegará ao planeta anão (que já teve status de planeta). Depois de passar por Plutão, o New Horizons deve continuar viagem.

29 Chuva de meteoros Delta Aquárida

voltar ao topo

Agosto

01 Chuva de meteoros Alfa Capricórnideos

06 Chuva de meteoros Iota Aquárida Sul

12 Chuva de meteoros Perseidas

13 Cometa Churyumov-Gerasimenko passa pela Terra

25 Chuva de meteoros Iota Aquárida Norte

voltar ao topo

Setembro

Netuno entra em oposição

O planeta azul entra em oposição ao Sol (da visão da Terra) no dia 1º de setembro. Este será o melhor momento para ver e fotografar o planeta.

13 Eclipse solar parcial

No dia 13 de setembro, o Lua cobrirá o Sol parcialmente. Será possível ver o fenômeno na região sul da África, no sul da Ásia e na Antártica. Não será possível ver o fenômeno do Brasil.

27 Eclipse lunar – Lua Sangrenta

O único eclipse possível de ser visto do Brasil em 2015 será o que ocorre no dia 27 de setembro. Nele, o sol cobrirá a Lua (que ficará em um tom avermelhado) totalmente durante 1h12min. Além das Américas, a Europa, África e oeste da Ásia poderão assistir ao fenômeno.

voltar ao topo

Outubro

09 Chuva de meteoros Draconid

11 Urano entra em oposição

No dia 11 de outubro, Urano ficará exatamente na posição oposta ao Sol (na visão da Terra). Este será o melhor momento para ver o planeta. Para isso, será necessário telescópios potentes.

21 Chuva de meteoros Oriônidas

26 Conjunção de Vênus e Júpiter

Neste dia, Vênus e Júpiter aparecerão próximos pela visão da Terra.

28 Conjunção de Vênus, Marte e Júpiter

Neste dia, os três planetas formarão um triângulo no céu. É a única vez do ano em que três planetas poderão ser vistos próximos.

voltar ao topo

Novembro

03 Chuva de meteoros Taurid Sul

30 Chuva de meteoros Leônidas

voltar ao topo

Dezembro

07 Conjunção entre a Lua e Vênus

Neste dia, Vênus poderá ser visto próximo a Lua

13 Chuva de meteoros Geminídas

22 Chuva de meteoros Ursids

voltar ao topo
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [6] Fazer uma Reclamação [6] Fazer uma Elogio [6] Fazer uma Sugestão [6] Fazer uma Solicitação [6] Fazer uma Simplifique [6]

Deixe seu comentário