one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conflito na Síria

Imagem:

Compartilhar:

Guerra civil na Síria completa quatro anos

Criado em 14/03/15 12h40 e atualizado em 14/03/15 13h33
Por Télam

Quatro anos atrás, que se completam neste domingo (15) em meio à Primavera Árabe, grupos de manifestantes sairam às ruas em vários pontos do país para exigir a abertura democrática e protestar contra a corrupção, entre outras coisas.

A escalada de protestos levou às ruas as forças de segurança que responderam com prisões massivas e repressão, principalmente na província de Derra - província ao sul do país considerada "o berço da revolução" - dando lugar ao conflito armado.

Devido à repressão alguns soldados começaram a deserdar e, junto a um grande número de civis, pegaram em armas para enfrentar as forças leais ao presidente, Bashar Al Assad.

EM 31 de julho de 2011 os desertores formaram o chamado Exército Livre Sírio, o que marcou fortemente o início da resistência armada contra o governo sírio.

O que parecia que era uma guerra entre sírios acabou se tornando um conflito mais complexo com a irrupção de milicianos estrangeiros em grupos jihadistas como a Frente al Nusra, filial da Al Qaeda na Síria, surgida em janeiro de 2012 e o Estado Islâmico (EI) que começou a operar em abril de 2013.
 

O governo assegura que o conflito é uma guerra contra o terrorismo que é apoiado pelos Estados Unidos e outras nações ocidentais que proveem de armas aos rebeldes por razões geopolíticas. A guerra na Síria causou mais 200 mil mortos e 3,8 milhões de refugiados ao chegar ao seu quarto ano, o que a torna uma das maiores crises desde a II Guerra Mundial segundo as ONG que trabalham sobre o terreno.

Os 3,8 milhões de refugiados, a metade deles crianças, estão divididos em vários países como Turquia (mais de 1,7 milhões), Líbano (1,2 milhões), Jordania (622 mil), Curdistão iraquiano (250 mil) e Egito (136 mil).

Os deslocados dentro do território sírio são 7,6 milhões e mais de 4,8 milhões vivem em lugares sitiados ou de muito difícil acesso em que as necessidades básicas não chegam a ser cobertas.

 

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário