Conflito na Síria

Imagem:

Compartilhar:

Guerra civil na Síria completa quatro anos

Criado em 14/03/15 12h40 e atualizado em 14/03/15 13h33
Por Télam [2]

Quatro anos atrás, que se completam neste domingo (15) em meio à Primavera Árabe, grupos de manifestantes sairam às ruas em vários pontos do país para exigir a abertura democrática e protestar contra a corrupção, entre outras coisas.

A escalada de protestos levou às ruas as forças de segurança que responderam com prisões massivas e repressão, principalmente na província de Derra - província ao sul do país considerada "o berço da revolução" - dando lugar ao conflito armado.

Devido à repressão alguns soldados começaram a deserdar e, junto a um grande número de civis, pegaram em armas para enfrentar as forças leais ao presidente, Bashar Al Assad.

EM 31 de julho de 2011 os desertores formaram o chamado Exército Livre Sírio, o que marcou fortemente o início da resistência armada contra o governo sírio.

O que parecia que era uma guerra entre sírios acabou se tornando um conflito mais complexo com a irrupção de milicianos estrangeiros em grupos jihadistas como a Frente al Nusra, filial da Al Qaeda na Síria, surgida em janeiro de 2012 e o Estado Islâmico (EI) que começou a operar em abril de 2013.
 

O governo assegura que o conflito é uma guerra contra o terrorismo que é apoiado pelos Estados Unidos e outras nações ocidentais que proveem de armas aos rebeldes por razões geopolíticas. A guerra na Síria causou mais 200 mil mortos e 3,8 milhões de refugiados ao chegar ao seu quarto ano, o que a torna uma das maiores crises desde a II Guerra Mundial segundo as ONG que trabalham sobre o terreno.

Os 3,8 milhões de refugiados, a metade deles crianças, estão divididos em vários países como Turquia (mais de 1,7 milhões), Líbano (1,2 milhões), Jordania (622 mil), Curdistão iraquiano (250 mil) e Egito (136 mil).

Os deslocados dentro do território sírio são 7,6 milhões e mais de 4,8 milhões vivem em lugares sitiados ou de muito difícil acesso em que as necessidades básicas não chegam a ser cobertas.

 

 

 

Tags:  Síria [3], conflito [4], guerra [5], crise [6], civis [7], Bashar Al Assad [8]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário