one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Qual é a verdadeira cor do Sol?

Criado em 23/06/16 10h51 e atualizado em 23/06/16 11h06
Por Planetário do Rio - Estação Criança

Pergunte para os seus amigos qual é a cor do Sol e a resposta será sempre a mesma: o Sol é amarelo. Mas será que é mesmo? Realmente, aqui da Terra, o Sol parece amarelo, principalmente após o seu nascer no leste, ou um pouco antes de se pôr, no oeste. Mas não se engane, se você fosse um astronauta, e olhasse diretamente para o Sol, perceberia que na verdade ele é branco!

Parece estranho? Vai ficar mais estranho ainda. Se você fizer a luz do Sol incidir sobre um CD, irá “partir” a luz do Sol, formando o seu espectro de cores: violeta, índigo, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Se misturarmos estas cores, obtemos o branco.


 
O Sol parece amarelo por causa da atmosfera da Terra. As cores azul, índigo e violeta, têm mais chance de seres espalhadas por nossa atmosfera, enquanto as cores vermelho, laranja e amarelo, são menos facilmente espalhadas.
 
Assim, quando o Sol está próximo do horizonte, nós o enxergamos através de uma enorme quantidade de atmosfera, espalhando as cores azuladas, fazendo-o parecer avermelhado. Quando o Sol está mais alto e, portanto, sofre menos interferência da atmosfera, ele parecerá mais próximo de sua cor real, o branco.

É sempre bom lembrar: não verifique você mesmo qual a cor do Sol! Não é seguro olhar diretamente para a nossa estrela com os olhos desprotegidos!

Tags:  Sol, cor, Sistema Solar
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário