Imagem:

Compartilhar:

Qual é a verdadeira cor do Sol?

Criado em 23/06/16 10h51 e atualizado em 23/06/16 11h06
Por Planetário do Rio - Estação Criança [2]

Pergunte para os seus amigos qual é a cor do Sol e a resposta será sempre a mesma: o Sol é amarelo. Mas será que é mesmo? Realmente, aqui da Terra, o Sol parece amarelo, principalmente após o seu nascer no leste, ou um pouco antes de se pôr, no oeste. Mas não se engane, se você fosse um astronauta, e olhasse diretamente para o Sol, perceberia que na verdade ele é branco!

Parece estranho? Vai ficar mais estranho ainda. Se você fizer a luz do Sol incidir sobre um CD, irá “partir” a luz do Sol, formando o seu espectro de cores: violeta, índigo, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Se misturarmos estas cores, obtemos o branco.


 
O Sol parece amarelo por causa da atmosfera da Terra. As cores azul, índigo e violeta, têm mais chance de seres espalhadas por nossa atmosfera, enquanto as cores vermelho, laranja e amarelo, são menos facilmente espalhadas.
 
Assim, quando o Sol está próximo do horizonte, nós o enxergamos através de uma enorme quantidade de atmosfera, espalhando as cores azuladas, fazendo-o parecer avermelhado. Quando o Sol está mais alto e, portanto, sofre menos interferência da atmosfera, ele parecerá mais próximo de sua cor real, o branco.

É sempre bom lembrar: não verifique você mesmo qual a cor do Sol! Não é seguro olhar diretamente para a nossa estrela com os olhos desprotegidos!

Tags:  Sol [6], cor [7], Sistema Solar [8]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário