one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Esta nova espécie de peixe está adaptada a níveis extremamente baixos de oxigênio

Imagem:

Compartilhar:

Como os peixes respiram embaixo d’agua?

Criado em 17/04/15 08h33 e atualizado em 17/04/15 09h44
Por Hospital Inantil Sabará

Os peixes que vemos no mar são a maior classe de vertebrados no planeta, e já existem há muitos anos. Na realidade, há 45 milhões de anos! Podemos encontrar peixes em mares, oceanos, rios e lagos. Há peixes de todos os tamanhos. Há peixes com 1 centímetro, mas também há peixes com 18 metros. Como os peixes nadam muito depressa e têm uma cobertura mole conseguiram sobreviver durante muitos anos. O sistema respiratório dos peixes tem: boca; brânquias ou guelras; fenda opercular e opérculos (quase todos os peixes os têm). Agora que já sabe o que os peixes possuem, vamos perceber como respiram!

Os humanos como nós respiram através dos pulmões. Mas isso não acontece com os peixes: estes respiram por aquilo a que se chama brânquias ou guelras.

As brânquias ou guelras facilitam aquilo a que se chama respiração aquática. A água entra pela boca do peixe e vai até às guelras. Aí, o sangue recebe oxigênio. Depois, expulsa dióxido de carbono pelos opérculos, que são na realidade os buracos que se encontram em cada lado da cabeça do peixe. Como vê, nunca engolem a água do mar!

No corpo dos peixes há algo que nós também temos, que se chama vasos sanguíneos. Estes vasos vão ajudar o oxigênio a passar para o sangue. Isto é muito importante para todos os seres vivos. Mas também há peixes que não possuem opérculos, como os tubarões e as raias. No entanto, animais como os crustáceos (caranguejos e camarões) e os moluscos (mexilhões e ostras) também utilizam este tipo de respiração. O que acontece nas brânquias dos peixes é parecido ao que acontece com os pulmões dos humanos: a água que o opérculo joga para fora tem menos oxigênio e mais dióxido de carbono do que aquela que entra. O que faz sentido, pois o oxigênio é fundamental para todos os seres vivos, e sem ele, nenhum animal conseguiria sobreviver em boas condições. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário