Esta nova espécie de peixe está adaptada a níveis extremamente baixos de oxigênio

Imagem:

Compartilhar:

Como os peixes respiram embaixo d’agua?

Criado em 17/04/15 08h33 e atualizado em 17/04/15 09h44
Por Hospital Inantil Sabará [2]

Os peixes que vemos no mar são a maior classe de vertebrados no planeta, e já existem há muitos anos. Na realidade, há 45 milhões de anos! Podemos encontrar peixes em mares, oceanos, rios e lagos. Há peixes de todos os tamanhos. Há peixes com 1 centímetro, mas também há peixes com 18 metros. Como os peixes nadam muito depressa e têm uma cobertura mole conseguiram sobreviver durante muitos anos. O sistema respiratório dos peixes tem: boca; brânquias ou guelras; fenda opercular e opérculos (quase todos os peixes os têm). Agora que já sabe o que os peixes possuem, vamos perceber como respiram!

Os humanos como nós respiram através dos pulmões. Mas isso não acontece com os peixes: estes respiram por aquilo a que se chama brânquias ou guelras.

As brânquias ou guelras facilitam aquilo a que se chama respiração aquática. A água entra pela boca do peixe e vai até às guelras. Aí, o sangue recebe oxigênio. Depois, expulsa dióxido de carbono pelos opérculos, que são na realidade os buracos que se encontram em cada lado da cabeça do peixe. Como vê, nunca engolem a água do mar!

No corpo dos peixes há algo que nós também temos, que se chama vasos sanguíneos. Estes vasos vão ajudar o oxigênio a passar para o sangue. Isto é muito importante para todos os seres vivos. Mas também há peixes que não possuem opérculos, como os tubarões e as raias. No entanto, animais como os crustáceos (caranguejos e camarões) e os moluscos (mexilhões e ostras) também utilizam este tipo de respiração. O que acontece nas brânquias dos peixes é parecido ao que acontece com os pulmões dos humanos: a água que o opérculo joga para fora tem menos oxigênio e mais dióxido de carbono do que aquela que entra. O que faz sentido, pois o oxigênio é fundamental para todos os seres vivos, e sem ele, nenhum animal conseguiria sobreviver em boas condições. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário