one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Santo Antônio é considerado padroeiro dos pobres e tem fama de casamenteiro

Imagem:

Compartilhar:

13 de junho: Dia de Santo Antônio

Criado em 13/06/13 10h48 e atualizado em 13/06/13 13h29
Por Adriana Franzin/EBC

Santo Antônio
Santo Antônio é considerado padroeiro dos pobres e tem fama de casamenteiro (Ricardo Frantz - Wikimedia Commons )

Durante os festejos de junho, a imagem de Santo Antônio de Pádua aparece estampada e é lembrada pelos fiéis especificamente no dia treze. Pouco se sabe sobre sua origem, por isso, a data lembrada é a da morte dele: 13 de junho de 1231, em Pádua, Portugal.

Leia também: 

São João, São Pedro e Santo Antônio são os homenageados dos festejos juninos

Festas juninas: conheça a origem das tradições

Nas imagens, ele sempre aparece carregando o menino Jesus no colo. Segundo a fé católica, um barão que abrigava Santo Antônio no quarto de hóspedes de seu castelo viu, pelo buraco da fechadura, que o frei estava emnvolvido por uma luz de brilho muito forte e, em seu colo, sobre um livro grosso, estava um bebê, dando risadinhas. O bebê olhou e estendeu os braços na direção do barão, que ficou atordoado e fechou os olhos. Abrindo-os, só viu Santo Antônio de braços vazios. A criança seria o menino Jesus. (Fonte: Madeline Pecora Nugent. Antônio, Palavras de fogo, vida de luz. Ed.Paulinas.2008)

Santo Antônio é um dos mais conhecidos e aclamados santos do Brasil. Não só pela fé católica. No candomblé da Bahia, Santo Antônio é conhecido Ogum, o orixá da guerra, que forjava as suas próprias armas de metal.  

De acordo com a crença popular, o santo tem fama de casamenteiro. Ele é invocado para auxlilar solteiras e solteiros a encontrarem seu par ideal, com simpatias e orações. Por isso, é comum ver imagens do santo de cabeça para baixo, envolto numa fita vermelha ou sem o menino Jesus, com a promessa de só devolver quando o pedido for atendido. Leia mais sobre as simpatias aqui.

Além disso, por sua conduta de caridade em vida, ele recebeu o título de padroeiro dos pobres e de especialista em encontrar objetos perdidos.

A fama de Santo Antônio era grande ainda em vida por conta dos milagres a ele atribuídos. De acordo com a fé católica, peixes teriam aparecido na superfície do mar para ouvir o seu sermão na cidade de Rimini, na Itália. Na mesma cidade, uma mula faminta teria recusado comida e se curvado diante da hóstia consagrada como prova, pedida por um descrente, de que o pão era verdadeiramente o Corpo de Cristo. Saiba mais sobre a vida de Santo Antônio aqui.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário