Santo Antônio é considerado padroeiro dos pobres e tem fama de casamenteiro

Imagem:

Compartilhar:

13 de junho: Dia de Santo Antônio

Criado em 13/06/13 10h48 e atualizado em 13/06/13 13h29
Por Adriana Franzin/EBC

Santo Antônio
Santo Antônio é considerado padroeiro dos pobres e tem fama de casamenteiro (Ricardo Frantz - Wikimedia Commons )

Durante os festejos de junho, a imagem de Santo Antônio de Pádua aparece estampada e é lembrada pelos fiéis especificamente no dia treze. Pouco se sabe sobre sua origem, por isso, a data lembrada é a da morte dele: 13 de junho de 1231, em Pádua, Portugal.

Leia também: 

São João, São Pedro e Santo Antônio são os homenageados dos festejos juninos [2]

Festas juninas: conheça a origem das tradições [3]

Nas imagens, ele sempre aparece carregando o menino Jesus no colo. Segundo a fé católica, um barão que abrigava Santo Antônio no quarto de hóspedes de seu castelo viu, pelo buraco da fechadura, que o frei estava emnvolvido por uma luz de brilho muito forte e, em seu colo, sobre um livro grosso, estava um bebê, dando risadinhas. O bebê olhou e estendeu os braços na direção do barão, que ficou atordoado e fechou os olhos. Abrindo-os, só viu Santo Antônio de braços vazios. A criança seria o menino Jesus. (Fonte: Madeline Pecora Nugent. Antônio, Palavras de fogo, vida de luz. Ed.Paulinas.2008)

Santo Antônio é um dos mais conhecidos e aclamados santos do Brasil. Não só pela fé católica. No candomblé da Bahia, Santo Antônio é conhecido Ogum, o orixá da guerra, que forjava as suas próprias armas de metal.  

De acordo com a crença popular, o santo tem fama de casamenteiro. Ele é invocado para auxlilar solteiras e solteiros a encontrarem seu par ideal, com simpatias e orações. Por isso, é comum ver imagens do santo de cabeça para baixo, envolto numa fita vermelha ou sem o menino Jesus, com a promessa de só devolver quando o pedido for atendido. Leia mais sobre as simpatias aqui. [4]

Além disso, por sua conduta de caridade em vida, ele recebeu o título de padroeiro dos pobres e de especialista em encontrar objetos perdidos.

A fama de Santo Antônio era grande ainda em vida por conta dos milagres a ele atribuídos. De acordo com a fé católica, peixes teriam aparecido na superfície do mar para ouvir o seu sermão na cidade de Rimini, na Itália. Na mesma cidade, uma mula faminta teria recusado comida e se curvado diante da hóstia consagrada como prova, pedida por um descrente, de que o pão era verdadeiramente o Corpo de Cristo. Saiba mais sobre a vida de Santo Antônio aqui [5].

Tags:  13/06 [6], 13 de junho [7], treze de junho [8], Santo Antônio [9], quem é [10], quem foi [11], vida [12], fama [13], casamenteiro [14], simpatia [15], casamento [16], solteiro [17], pobres [18], padroeiro [19], santo [20], devoção [21], [22], milagres [23], menino jesus [24], Colo [25], explicação [26], história [27], milagroso [28]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [29] Fazer uma Reclamação [29] Fazer uma Elogio [29] Fazer uma Sugestão [29] Fazer uma Solicitação [29] Fazer uma Simplifique [29]

Deixe seu comentário