one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Livros de Julio Verne

Imagem:

Compartilhar:

Conheça a história de Julio Verne, célebre escritor de ficções científicas

Criado em 24/03/15 11h03 e atualizado em 25/03/15 09h39
Por Ana Elisa Santana*

Aventuras com descrições detalhadas sobre descobertas científicas e tecnologias que sequer existiam na época foram o marco da carreira de Julio Verne. O escritor francês, nascido em 1828, morreu há exatos 110 anos, no dia 24 de março de 1905. Ainda hoje, ele é lembrado por seus romances científicos e geográficos, que incluem obras como "Viagem ao centro da terra", "Vinte mil léguas submarinas" e "A volta ao mundo em 80 dias".

Jules Verne, como era seu nome original, em francês, foi o filho mais veho de uma família burguesa de Nantes, cidade a 385km de Paris. Nantes é uma cidade portuária e biógrafos de Verne acreditam que este fato pode ter inspirado o escritor para muitas de suas obras e para o estilo que adotaria: o escritor teria passado a infância observando navios que passavam pelo local, interessando-se pela aventura que seria viajar em alto mar e pelo funcionamento das embacações.

Aos 11 anos, Verne chegou a fugir de casa e viajar em um navio, mas foi resgatado pelo pai no primeiro ponto de escala da viagem.

No início da vida adulta, passou a viver em Paris para estudar Direito e seguir a carreira do pai, que era advogado. O jovem, no entanto, se interessava cada vez mais pelo teatro e literatura e escrevia pequenas histórias de viagens. Seu primeiro livro foi lançado em 1862, depois que Verne passou a trabalhar com Pierre-Jules Hetzel, editor que na época trabalhava com grandes escritores como Victor Hugo. A obra, "Cinco dias em um balão", foi um grande sucesso e lhe rendeu um contrato segundo o qual ele escreveria dois livros por ano, pelos próximos 20 anos. Verne cumpriu o acordo por 40 anos e deixou uma vasta obra, com cerca de 80 livros publicados. Ele nunca parou de escrever: queria chegar à marca de 100 livros publicados.

Para escrever, Julio Verne se baseava em uma vasta pesquisa, interessando-se por regiões ainda pouco conhecidas e estudos científicos ainda em estágios iniciais. A tudo isso, ele unia a aventura e imaginação. Sua obra foi considerada futurista e até mesmo fantasiosa, pois muitos não acreditavam que seria possível a existência de tantos elementos que ele incluía em sua obra. No entanto, muitos deles se confirmaram:

Avião e helicópteroPoster encomendado por Pierre-Jules Hetzel em 1889 para anunciar a série Viagens Extraordinárias, de Julio Verne

No livro Robur, o conquistador, de 1886, Júlio Verne descreveu um protótipo de veículo voador, o Albatroz. Mesmo com a existência dos balões aerostásticos, o escritor foi considerado ousado por pensar em um veículo mais pesado do que o ar;

Conquista da Lua

No romance Da Terra à Lua, publicado em 1865, Verne descreveu o que ocorreria mais de 100 anos depois, em 1969;

Computador

Na obra Paris no século XX, que foi publicada após a sua morte, apenas em 1989, o escritor descreve instrumentos "que se assemelham, com efeito, a um grandes piano; pressionando as teclas de um painel, obtinha-se totalmente as somas, as subtrações e as multiplicações";

Internet

Em A Ilha de hélice, de 1895, Julio Verne fala sobre livros iconográficos, dos quais saíam a voz de um leitor, e também cita o uso de corrente elétrica para a transmissão de dados e informações, além de vozes e imagens. 

Chegada aos Polos da Terra

O livro O capitão Hatteras, de 1867, conta a história da expedição que leva o mesmo nome de seu capitão, cujo objetivo é chegar ao Pólo Norte. A obra foi publicada 40 anos antes do Robert Edwin Peary chegar ao Pólo Norte, em 1909. 

Mapa da expedição do livro O capitão Hatteras, que faz uma viagem ao Pólo Norte
Creative Commons - CC BY 3.0 - Mapa da expedição do livro O capitão Hatteras, que faz uma viagem ao Pólo Norte. Imagem: Domínio Público

Com seus livros, Julio Verne acabou recebendo o título de precursor do gênero ficção científica. A obra de Verne segue as regras francesas de direitos autorais, que consideram trabalhos intelectuais de domínio público 70 anos após a morte do autor. Por isso, seus títulos estão disponíveis para o público e é possível encontrar parte deles, em diversas línguas como o francês, inglês e espanol, no site Domínio Público, do governo brasileiro. Abaixo, nós colocamos também alguns deles:

A Volta ao Mundo em 80 Dias, de 1873

Conta a história do Mr. Phileas Fogg, um cavalheiro inglês rico e enigmático. Em uma conversa sobre um roubo ao Banco da Inglaterra, ele afirma que o ladrão pode estar em qualquer lugar do mundo, uma vez que é possível dar uma volta completa no globo em apenas 80 dias. Seus colegas duvidam da possibilidade e fazem uma aposta. E então, por 20 mil libras, ele parte de Londres ao lado de seu criado, Jean Passepartout, e juntos eles viajam por Suez, Bombaim, Calcutá, Hong Kong, okohama, São Francisco e Nova York. O livro é considerado um dos mais importantes da história mundial, e inspirou adaptações no cinema e teatro. Clique aqui para baixar.

Mapa do trajeto de A volta ao mundo em 80 dias
Mapa do trajeto de A volta ao mundo em 80 dias. Imagem: Roke/Wikimedia Commons

Viagem ao Centro da Terra, de 1864

Um dos primeiros livros de Verne, o livro conta a história de Otto Lidenbrock, professor de geologia que decifra uma manuscrito e descobre que se descesse a cratera do vulcão Sneffels, na Islândia, antes do início de julho, poderia chegar ao centro do planeta Terra. A obra é uma mistura de ficção com real é narrada em primeira pessoa por Axel, um menino que é sobrinho de Otto Lidenbrock. O clássico foi adaptado para o cinema duas vezes, em 1950 e em 2008. Clique aqui para baixar.

Manuscrito encontrado por Dr.Lidenbrock em Viagem ao centro da Terra
Manuscrito encontrado por Dr.Lidenbrock em Viagem ao centro da Terra. Imagem: Wikimedia Commons

Da Terra à Lua

Conta a história de uma organização americana especializada em armas de fogo e canhões chamada Gun Club, cujos membros têm a ideia de construir um canhão capaz de arremessar um projétil cilíndrico - com três astronautas - para a Lua. A nave, após lançada, acaba entrando em órbita na lua e o desfecho dos astronautas é contado no livro À roda da Lua. Uma curiosidade sobre o livro é que o local de partida da nave em Tampa, nos EUA, apenas a 30 km de distância de onde sairia a Apollo 11 cerca de mais anos depois, na primeira jornada para a Lua feita pelo homem. Clique aqui para baixar.

*Com informações de Ronaldo Rogério de Freitas Mourão no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário