União Europeia irá discutir questão da Ucrânia nesta semana

16/12/2013 - 11h28

Da Agência Brasil*

Brasília - A situação da Ucrânia será discutida nesta semana na reunião do Conselho Europeu da União Europeia (UE). Na agenda do encontro de representantes do bloco, na quinta-feira (19) e sexta-feira (20), em Bruxelas, na Bélgica, estão em pauta união monetária e econômica e alargamento do bloco. Espera-se que o líder da oposição ucraniana, Vitaly Klitschko, compareça. O encontro será presidido pelo presidente do conselho, Herman Van Rompuy. A chanceler alemã Angela Merkel também é esperada.

Ontem (15), UE decidiu suspender as negociações com a Ucrânia até que o país demonstre mais comprometimento em firmar um acordo. A suspensão das negociações entre o bloco europeu e a Ucrânia foi anunciada no mesmo dia em que cerca de 200 mil pessoas reuniram-se em protesto na Praça da Independência, em Kiev, capital do país. A população ucraniana tem se manifestado nas últimas semanas contrariamente ao presidente Viktor Yanukovich, que adiou a adesão da Ucrânia à UE devido à pressão da Rússia.

A oposição teme que Yanukovich assine um acordo de adesão do país à União Aduaneira das Antigas Repúblicas Soviéticas, sob a esfera de influência russa. Está prevista para amanhã (17) uma reunião da comissão interestadual russo-ucraniana para discutir a questão.

* Com informações da Itar Tass

Edição: Valéria Aguiar