Prefeitura do Rio pede à população que siga orientação da Defesa Civil devido ao temporal

05/12/2013 - 23h45

 

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A prefeitura do Rio pediu à população que siga as orientações da Defesa Civil por causa da chuva forte que atinge vários bairros da cidade na noite desta quinta-feira (5).

Além das bacias de Jacarepaguá e da Baía de Guanabara, que já estavam em estágio de alerte, foi incluída também a região da zona sul. O estágio de alerta, em terceiro nível em uma escala de quatro, segundo o Centro de Operações da prefeitura, indica a possibilidade de mais chuva forte e deslizamentos nas próximas horas.

Devido ao elevado índice pluviométrico acumulado na região da Grande Tijuca, Jacarepaguá e parte da zona sul, a prefeitura acionou, de forma preventiva, o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário. Os agentes comunitários e da Defesa Civil orientaram os moradores a se dirigir aos pontos de apoio distribuídos pelas comunidades.

Para que o Sistema de Alerta seja acionado é preciso ocorrer o registro de 40 milímetros de chuva em uma hora, o que pode deixar as encostas vulneráveis a deslizamentos. Na região da Grande Tijuca, choveu 88 milímetros em apenas uma hora.

Segundo o Centro de Operações, antes de as sirenes serem usadas, as lideranças comunitárias, treinadas pela Defesa Civil, já haviam orientados os moradores sobre a possibilidade de evacuação assim que receberam as mensagens nos celulares que a prefeitura do Rio disponibilizou e que compõem o Sistema de Alerta Preventivo.

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil