Carioca vive dia de forte calor com sensação térmica de 46ºC

05/12/2013 - 21h12

 

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A capital fluminense teve hoje um dia de sol forte com a temperatura máxima atingindo os 39,8 graus Celsius (ºC), em Santa Cruz, na zona oeste da cidade, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A sensação térmica em alguns bairros ultrapassou os 46ºC.

De acordo com o Inmet, o tempo começa a mudar amanhã (6), mas a temperatura continuará alta, com a máxima podendo chegar aos 35ºC. A previsão para esta sexta-feira no Rio de Janeiro, é céu encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Ventos fracos a moderados com rajadas, soprando na direção sudoeste.

O Centro de Operações da prefeitura do Rio divulgou boletim em que informa que os ventos quentes que sopraram do interior do continente para o estado trouxeram ar quente para o município. Com isso, o céu variou de claro a parcialmente nublado e as temperaturas estiveram em acentuada elevação.

As estações meteorológicas da prefeitura em São Cristóvão, na zona norte; e em Guaratiba, no outro extremo da cidade, na zona oeste, 39,8ºC. O boletim da prefeitura informa ainda "que há possibilidade de pancadas de chuva isoladas, em função dom forte calor e do avanço rápido de uma frente fria".

O Centro de Hidrografia e Navegação da Marinha distribuiu um aviso de ressaca, com ondas de 2,5 metros a 3,5 metros, podendo atingir a orla do Rio das 7h de sábado (7) às 10h de domingo (8). Há previsão de ressaca também para a Baía de Guanabara no fim de semana, com as ondas podendo atingir até 1,5 metro. 

Em Petrópolis, na região serrana, choveu forte durante 30 minutos. Houve registro de granizo, na região central da cidade. A Defesa Civil Municipal recebeu vários chamados de pessoas que tiveram telhas quebradas em suas residências, devido à queda de granizo. No bairro Bataillard, a parte dos fundos de uma casa foi atingida por um deslizamento de terra, mas sem fazer vítimas. Apesar da chuva forte, o Rio Quitandinha não chegou a transbordar. 

De acordo com o Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Rio Quitandinha e o Ribeirão São José, em Bom Jardim, também na região serrana, estão em estágio de alerta, o segundo nível de preocupação de um total de quatro para o alenta de enchentes.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil