Dilma diz que com aids não se brinca e tratamento deve começar imediatamente após diagnóstico

01/12/2013 - 17h25

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil 

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff escreveu hoje (1º) em sua conta no Twitter que o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado neste domingo, é uma data para reforçar a solidariedade com as pessoas infectadas pelo HIV. Dilma observou que o Ministério da Saúde está lançando campanha para disseminar os testes gratuitos e rápidos que detectam a presença do vírus no organismo.

“Quem descobre o vírus da aids a tempo de se cuidar pode viver com mais qualidade”, escreveu a presidenta, acrescentando que não se brinca com o vírus HIV e que o governo está avançando no protocolo para dar início ao tratamento assim que seja confirmada a presença do vírus. “Vários estudos demonstraram que o uso precoce de antirretrovirais reduz em 96% a taxa de transmissão do HIV”.

O Ministério da Saúde anunciou hoje mudanças no atendimento de pessoas com HIV para que o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) seja iniciado imediatamente após o diagnóstico. Além de reduzir as possibilidades de transmissão, a medida tem como objetivo oferecer melhor qualidade de vida ao paciente.

Desde que o SUS iniciou a oferta do antirretroviral, há 17 anos, 313 mil pessoas fizeram o tratamento no país. Com o novo protocolo, a estimativa é que mais 100 mil pessoas sejam incluídas.

Edição: Andréa Quintiere

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil