Ministra do Planejamento diz que Dilma ainda não tem resultado revisado do PIB

27/11/2013 - 16h05

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro- A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse hoje (27) que a presidenta Dilma Rousseff ainda não tem o resultado oficial do Produto Interno Bruto (PIB) do ano passado, que está sendo revisado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão vinculado à pasta de Miriam.

Em entrevista ao jornal espanhol El País publicada ontem (26), a presidenta Dilma disse que o PIB de 2012 será revisado de 0,9% para 1,5%, mas não citou a fonte.

"Ela não pode antecipar porque o IBGE não terminou de fechar o número ainda", explicou a ministra à imprensa, no Rio. Segundo Miriam, o novo número será divulgado na próxima semana, pelo órgão. Ela não arriscou um palpite. "Quem dá o número oficial para o PIB brasileiro é o IBGE, e isso será feito", acrescentou.

Miriam também explicou que a revisão dos números da economia é um procedimento normal. "Em todos os países do mundo, os dados do PIB são revisados permanentemente", argumentou. Segundo lembrou, o Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria de Política Econômica, também faz estudos e previsões sobre o indicador.

Após a declaração ao El País, a Presidência esclareceu que Dilma se baseou em estudos preliminares da Fazenda e sobre a possibilidade de o IBGE revisar o PIB para incluir maior contribuição do setor serviços à economia.

Miriam Belchior anunciou no Rio a liberação de R$ 292,3 milhões do PAC da Mobilidade para a obra da via expressa Transoceânica, na cidade de Niterói. Em até dois anos, será construído um corredor expresso para ônibus ligando o interior do município à estação de barcas que dá acesso à capital.

O IBGE informou ontem que divulgará na próxima terça-feira (3) os indicadores do terceiro trimestre e eventuais revisões do PIB de trimestres anteriores. O número poderá ser revisado novamente até novembro de 2014, quando o IBGE apresentará os números definitivos das contas nacionais de 2012.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil