Bombeiros e Capitania dos Portos retomam buscas por desaparecidos em naufrágio no Amapá

14/10/2013 - 11h28

Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

Brasília - O Corpo de Bombeiros e a Capitania dos Portos retomaram, esta manhã, as buscas aos desaparecidos do acidente com o barco Capitão Reis 1, que naufragou por volta das 10h30 de sábado (12), em Macapá (AP), ao fim da procissão fluvial do Círio de Nazaré. Segundo o Corpo de Bombeiros, mais dois corpos foram encontrados hoje (13), elevando para 13 o número de mortos resgatadas até as 9h30. A Capitania dos Portos trabalha com o número oficial de nove mortos, sem contar os dois corpos regatados, que ainda não foram identificados. O total de desaparecidos ainda é incerto.

A embarcação foi alugada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis no Estado do Amapá (Sindsep) e, segundo o governo estadual, transportava cerca de 60 pessoas, o que excedia o limite de passageiros da embarcação. De acordo com a Capitania dos Portos, o barco foi vistoriado antes de partir para o evento, quando foram confirmadas as condições regulares da embarcação e o número de 40 passageiros e três tripulantes a bordo, o que não ultrapassava o limite.

Segundo as testemunhas, o barco tombou repentinamente e naufragou rapidamente próximo ao Igarapé das Pedrinhas, no Amapá, quando retornava à cidade de Santana, a cerca de 20 quilômetros da capital.

Após o acidente, duas lanchas do Corpo de Bombeiros que acompanhavam a procissão foram imediante acionadas e, com o apoio de outras embarcações, resgataram as primeiras vítimas. A pedido do próprio sindicato, dois bombeiros estavam a bordo do Capitão Reis 1.

Durante o final de semana, a Secretaria Estadual de Saúde determinou estado de prontidão em todas as unidades públicas e privadas de Macapá e de Santana. Equipes de emergência do Hospital de Pronto-Socorro Oswaldo Cruz receberam o reforço de três médicos do Corpo de Bombeiros e das equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Servidores que estavam de folga foram convocados para atender à emergência. Até a noite de sábado (12), 16 feridos foram atendidos nos hospitais Oswaldo Cruz e de Santana. Segundo o governo estadual, a maioria dos sobreviventes não precisou de socorros médicos.

A Capitania dos Portos instaurou inquérito para apurar as causas do acidente. Já a Delegacia Geral de Polícia do Amapá adiantou que vai instaurar inquérito para apurar as responsabilidades pelo naufrágio.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil