EUA consideram que relatório da ONU responsabiliza regime sírio

16/09/2013 - 20h18

Da Agência Lusa

Washington – A Presidência norte-americana considerou hoje (16) que o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o ataque com armas químicas em agosto, na Síria, demonstra a responsabilidade do regime de Bashar Al Assad. “As informações do relatório, indicando que foi lançado gás sarin por meio de mísseis terra-terra, que só o regime tem, mostram claramente quem é responsável”, declarou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

Os peritos da ONU que investigaram sobre o ataque na Síria, ocorrido em 21 de agosto e que fez mais de 1.400 mortos, pelas estimativas dos EUA, encontraram “provas flagrantes e convincentes” da utilização de armas químicas, segundo o seu relatório publicado hoje.

Na primeira página do documento, entregue ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pelo chefe dos inspetores, Aake Sellström, acrescenta que “as armas químicas foram utilizadas em uma escala relativamente grande” durante o conflito sírio “contra civis, incluindo crianças”. O documento especifica que o ataque foi efetuado com a ajuda de “mísseis terra-terra contendo gás sarin”.

Ban Ki-moon qualificou, na segunda-feira passada, a utilização de armas químicas na Síria como “crimes de guerra”.