Manifestantes começam a se dispersar em Brasília

07/09/2013 - 19h03

Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os manifestantes que estavam concentrados na Esplanada dos Ministérios começaram a se dispersar por volta das 17h40. Durante os protestos em vários pontos da área central da cidade – rodoviária, Esplanada dos Ministérios e a Praça do Museu da República, entre outros – houve confronto entre eles e a Polícia Militar. Nos momentos mais tensos dos protestos, foram usadas bombas de gás lacrimogêneo, bombas de efeito moral, balas de borracha e spray de pimenta.

A Tropa de Choque da Polícia Militar utilizou, também, o carro especial usado para dispersar multidão que lança jatos de água. Isso ocorreu, por exemplo, no Museu da República.

Durante a semana, foi traçada uma estratégia pelas forças de segurança do Distrito Federal, para a prevenção dos protestos. O objetivo foi adotar medidas para evitar que os manifestantes se aproximassem do Estádio Nacional Mané Garrincha, onde houve o amistoso entre as seleções do Brasil e da Austrália.

A área do estádio está completamente isolada pelos policiais para proteger os torcedores. Alguns trechos das pistas que dão acesso ao local, como as S1 e N1, estão com alguns trechos já liberados para facilitar a saída dos 40 mil torcedores.

Ainda há pouco, nas imediações do estádio, policiais se organizavam para garantir uma saída tranquila dos torcedores que compareceram ao Mané Garrincha., Alguns dos manifestantes, permanecem na Praça do Museu da República onde acontecerá um festival de música, a partir das 18h30.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil