Morales diz que impasse com a Espanha está superado

04/09/2013 - 9h04

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Em viagem à Europa, o presidente da Bolívia, Evo Morales, disse que está superado o impasse com a Espanha, que impediu seu avião de sobrevoar e aterrissar, em julho, quando ele retornava de uma visita à Rússia. A proibição ocorreu por suspeitas das autoridades espanholas de que Edward Snowden estava escondido no avião. Ele denunciou um esquema de espionagem por agências norte-americanas.

Morales se reuniu ontem (3) com o rei Juan Carlos e o primeiro-ministro da Espanha,  Mariano Rajoy. Após a conversa, o presidente concedeu uma entrevista coletiva. “Quero dizer a todos que não guardo nenhum rancor ou ressentimento. Nós, os indígenas, não somos vingativos.”

Em julho, a Espanha, a Itália, Portugal e a França negaram autorização para o avião de Morales sobrevoar e aterrissar. O episódio gerou um mal-estar internacional. Vários países latino-americanos, inclusive o Brasil, apoiaram a reação da Bolívia, que exigiu um pedido de desculpas dos europeus. “Para o primeiro-ministro da Espanha, os temas de cooperação com a Bolívia estão entre as prioridades”, disse Morales.

*Com informações da agência pública de notícias da Bolívia, ABI.

Edição: Talita Cavalcante