Cidade do Distrito Federal ganha unidade para acolhimento de dependentes de drogas

30/08/2013 - 23h53

Da Agência Brasil

Brasília - A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) inaugurou hoje (30), a Unidade de Acolhimento Transitório de Samambaia, cidade próxima a Brasília, destinada a pacientes maiores de 18 anos de idade que fazem tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Atualmente a rede de Caps do Distrito Federal (DF) é praticamente o dobro da média nacional. Segundo os dados do Ministério da Saúde, são 0,17 centro para cada 100 mil habitantes, e na capital federal, 0,31. "Esse é um componente novo não apenas na nossa rede de saúde mas em todo o país”, destacou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.

A implantação das unidades de Acolhimento faz parte das ações propostas pelo Plano Distrital de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, que completou dois anos hoje. Nas unidades, os pacientes têm um ambiente com salas de acolhimento, repouso, sala de estar, cozinha, refeitório, lavanderia, sala de estudos e de televisão, quatro quartos para os acolhidos com banheiros, sendo três masculinos e um feminino, almoxarifado e depósito.

O diretor de Saúde Mental da SES-DF, psiquiatra Augusto Cesar de Farias Costa, explicou que as unidades de Acolhimento representam a continuidade do tratamento que é feito no Caps. "Não adianta somente desintoxicar a pessoa, para em seguida ela voltar à situação em que estava", declarou.

De acordo com o psiquiatra, a função da Unidade de Acolhimento é justamente quebrar o ciclo vicioso existente no consumo de álcool, crack e outras drogas, pois o paciente receberá um tratamento de reinserção social com ações voltadas para o trabalho, a geração de renda, o esporte, o estudo, de forma que possa construir um novo projeto de vida.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil