Defesa diz que soube da presença de Pinto Molina quando senador entrou no Brasil

27/08/2013 - 17h00

Luciano Nascimento
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Nenhuma autoridade brasileira, no âmbito do Ministério da Defesa, foi consultada ou tomou conhecimento da presença do senador boliviano Roger Pinto Molina no grupo que viajou sexta-feira (23) da Bolívia para o Brasil, antes de o parlamentar ter ingressado em território brasileiro.

Em nota divulgada hoje (27), o ministério diz que dois fuzileiros navais acompanharam a viagem de La Paz a Corumbá, em Mato Grosso do Sul, exclusivamente para proteger o diplomata brasileiro Eduardo Paes Saboia, encarregado de Negócios na Bolívia (o equivalente a embaixador interino).

Segundo a nota, os militares cumpriram a atribuição para que foram designados – dar segurança aos integrantes do corpo diplomático brasileiro e à embaixada – e que a participação deles "teve o objetivo exclusivo de garantir a segurança do diplomata brasileiro". O texto informa ainda que os fuzileiros navais participaram da viagem após convocação de Eduardo Paes Saboia.

Roger Pinto Molina deixou a embaixada brasileira em La Paz, na sexta-feira, com a ajuda de Eduardo Saboia, e viajou em um carro da Embaixada do Brasil escoltado por fuzileiros navais. Após 22 horas de viagem, o parlamentar boliviano chegou a Corumbá, onde se encontrou com o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Ricardo Ferraço (PMDB-ES). Os dois voaram em seguida para Brasília.

Pinto Molina, que faz oposição ao presidente Evo Morales, ficou asilado na representação diplomática brasileira um ano e três meses. Ele deixou a Bolívia sem ter obtido salvo-conduto.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil