Comissão do Senado aprova proposta sobre renegociação de dívidas de outros países com o Brasil

27/08/2013 - 13h34

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os pedidos de autorização de renegociação de dívidas de outros países com o Brasil devem ser acompanhados de informações de risco político. A proposta está no Projeto de Resolução do Senado nº 43, aprovado hoje (27) na Comissão de Assuntos Econômicos e encaminhado para votação no plenário, com pedido de urgência.

De acordo com o relator da proposta na comissão, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), as informações seriam sobre a qualidade da democracia e da governança do país beneficiado. As informações podem ser de avaliações internacionais disponíveis ou do próprio governo brasileiro.

Além disso, se a proposta for aprovada, o governo brasileiro terá que disponibilizar avaliação sobre os riscos de os benefícios de renegociação da dívida terem “finalidade diversa da de promoção do desenvolvimento e redução da pobreza do país beneficiário”.

Esses pedidos de renegociação ou perdão de dívida são submetidos pelo Executivo ao Senado.

Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil