Egito: suspensão de ajuda financeira da UE é tema de reunião

21/08/2013 - 8h43

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os chanceleres dos 28 países da União Europeia (UE) se reúnem hoje (21), em Bruxelas, na Bélgica, para analisar o agravamento da situação no Egito e adotar uma posição comum. Uma das propostas é suspender a ajuda financeira ao país. A iniciativa ocorre no momento em que a comunidade internacional apela para o fim da violência que provocou 750 mortos, em três dias de confrontos entre manifestantes e forças de segurança.

Uma das possibilidades avaliadas é a suspensão do programa de ajuda financeira ao Egito, no valor de 5 bilhões de euros, destinados ao período de 2012-2014, aprovado em novembro do ano passado pela União Europeia. Em reação à Europa, os países árabes anunciaram que manterão o apoio ao governo militar do Egito, inclusive com repasses financeiros.

Os presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, anunciaram que se a violência no Egito continuar, a União Europeia poderá rever as relações com o Egito.

Na semana passada, o presidente da França, François Hollande, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, conversaram, por telefone, e concordaram em emitir uma mensagem comum do bloco em resposta à crise no Egito.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Talita Cavacante