Simpatizantes de Mursi convocam Dia da Ira e governo reforça policiamento no Cairo

16/08/2013 - 9h33

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Exército do Egito reforçou hoje (16) a segurança na capital Cairo, nas áreas ao redor da Praça Tahir e nas pontes sobre o Nilo. A decisão foi tomada depois que simpatizantes do presidente deposto Mohamed Mursi organizaram para esta sexta-feira o Dia da Ira, com protestos em vários pontos da cidade ao longo do dia.

O policiamento nas ruas que dão acesso à praça e às pontes foi reforçado com o envio de militares e carros blindados. Os simpatizantes de Mursi divulgaram o protesto nas ruas e também usando as redes sociais.

As manifestações ocorrem após a divulgação de que 525 pessoas morreram nos confrontos de terça-feira (13) e quarta-feira (14), no campo de Rabaal Al Adawiya. A onda de violência no Egito gerou reações, inclusive, do papa Francisco que pediu paz, diálogo e reconciliação.

Gehad El Haddad, um dos líderes da Irmandade Muçulmana que apoia Mursi, disse que as manifestações são uma “reação contra o golpe de Estado” que destituiu o presidente. Segundo ele, os protestos vão começar após as orações nas mesquitas do Cairo.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa   //    Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil