Nevoeiro no Rio causa cancelamento e atraso de voos no Aeroporto Santos Dumont

18/07/2013 - 14h34

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Após amanhecer fechado devido à forte neblina, o Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio, reabriu por volta das 9h, três horas depois do habitual, com longas filas para o embarque de passageiros. Ao todo, 10 voos foram cancelados e 30 atrasaram o horário previsto para decolagem. A Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra o terminal, informou que os anúncios estão sendo feitos por telões espalhados pelo terminal e os voos serão regularizados no decorrer do dia.

Peterson de Oliveira, de 38 anos, disse que seu voo sairá com, pelo menos, três horas de atraso. “Eu e minha esposa chegamos aqui por volta de 7h20 para realizarmos o check-in e pegarmos o voo das 9h para Porto Alegre, mas fomos informados que ele estava atrasado e previsto para 12h47”.

Ainda segundo Peterson de Oliveira, o atraso nos voos pode atrapalhar a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). “Com certeza esse atraso vai atrapalhar a vinda de pessoas. Falta pouco tempo [para a realização da JMJ] e os voos continuam atrasando muito. Não pode ser assim”.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o nevoeiro que manteve o aeroporto fechado, pela manhã, é normal nessa época do ano porque a umidade aumenta na madrugada fria e o ar condensa, formando o nevoeiro.

A neblina também provocou atrasos na circulação das barcas que fazem a travessia pela Baía de Guanabara. Segundo a concessionária Barcas S/A, as embarcações trafegaram com a velocidade reduzida para garantir a segurança dos passageiros. O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, operou com auxílio de instrumentos para pousos e decolagens até que a visibilidade voltasse aos níveis normais.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil