Sete mortos em confrontos entre grupos rivais no Cairo

02/07/2013 - 22h13

Da Agência Lusa

Cairo - Sete pessoas morreram hoje (2) em confrontos entre opositores e apoiantes do presidente do Egito, Mouhamed Mursi, que se manifestam no Cairo, disseram à agência France Presse fontes médicas.

Os confrontos, que tiveram lugar no bairro de Guizeh, fizeram ainda dezenas de feridos, alguns atingidos a tiro com gravidade, afirmaram as fontes.

Os que apoiam Mursi e os que exigem a sua demissão convocaram hoje novas manifestações, que contaram com milhares de participantes, na véspera de expirar o ultimato dado pelos militares ao chefe de Estado, um antigo dirigente da Irmandade Muçulmana.

Também há tumultos em outros bairros da periferia no Cairo e na província de Beheira.

Os militares deram na segunda-feira 48 horas a Mursi para "responder às reivindicações do povo" e disseram que se isso não acontecer vão apresentar "um roteiro" para a saída da crise.

A oposição viu este ultimato como um apoio para a demissão de Mursi, acusado de querer instaurar um regime autoritário favorável à Irmandade Muçulmana.

Os apoiadores do chefe de Estado insistem na legitimidade do primeiro presidente eleito democraticamente no Egito e denunciam a tentativa de afastá-lo pela força.