Executiva Nacional do PMDB se reúne para avaliar momento político do país

02/07/2013 - 22h54

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Executiva Nacional do PMDB está reunida neste momento no Hotel Nacional, em Brasília, para avaliar o atual momento político do país. A reforma política está entre os temas discutidos. Segundo o presidente da legenda, senador Valdir Raupp, o PMDB vai apresentar um documento no final da reunião, com os pontos debatidos.

Raupp disse ainda que a redução do número de ministérios está também entre as propostas defendidas pelo partido. "A princípio [a legenda] vai sugerir o corte ministerial", declarou.

Também presente na reunião, o vice-presidente da República, Michel Temer, disse que a decisão de cortar ministérios é "exclusiva, segundo a Constituição, da Presidência da República". No entanto, que se "puder reduzir e achar que deve reduzir, não é inútil", ressaltou.

Tanto Temer como Raupp declararam que o tempo para fazer um plebiscito sobre a reforma política é curto para que possa valer nas eleições de 2014. O presidente do PMDB defende que o plebiscito seja feito em 2014.

Temer ressaltou que o tempo curto é uma preocupação, mas defende que a consulta popular seja feita antes das eleições de 2014. "A grande mobilização das eleições será em torno dos nomes. Queremos que a grande mobilização se dê em torno das teses [das questões a serem respondidas pela população], portanto deve ser feito muito antes”. O vice-presidente disse também que esta será uma decisão do Congresso Nacional.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil