Ministro garante que estádios estão preparados para a Copa das Confederações, mesmo com atraso na entrega

13/06/2013 - 18h26

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Faltando dois dias para o início da Copa das Confederações, com partida inaugural entre Brasil e Japão marcada para sábado (15), em Brasília, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, admitiu hoje (13) que houve atraso na entrega de alguns estádios, mas garantiu que o Brasil tem condições de fazer uma grande festa.

“Houve, como se sabe, atraso na entrega de alguns dos estádios, mas mesmo com esse atraso todos receberam eventos e jogos que testaram as condições de funcionamento, de conforto, de segurança, de acesso, e eu acho que eles estão prontos para acolher todas as partidas”, disse Rebelo. O ministro e dirigentes da Fifa falaram à imprensa sobre a preparação para o evento após reunião do Comitê Organizador da Copa das Confederações no Rio de Janeiro.

“Nós podemos assegurar que a preparação do Brasil para a Copa das Confederações, depois de um grande esforço para a construção dos estádios, preparação da segurança, das telecomunicações, da mobilidade urbana, dos nossos aeroportos, nós estamos em condições de corresponder à expectativa do próprio país e do mundo em relação a esse importante evento do futebol mundial organizado pela Fifa”, disse o ministro.

Quanto às críticas de que ainda há obras no entorno do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, Rebelo alegou que nem todas as intervenções em curso estavam previstas para a Copa das Confederações.

“Se há ainda obras no Maracanã, no entorno principalmente, é preciso deixar claro que nem todo o entorno do estádio tinha suas obras previstas para a Copa das Confederações, o estádio é também para a Copa de 2014. Então é natural que ainda haja, não apenas no Maracanã, mas em todos os outros estádio, pessoas trabalhando no acabamento e finalização. Então eu acho que não é uma posição justa nem correta achar que o estádio tem apenas uma maquiagem. Tem muito trabalho e foi feito um grande esforço para entregá-lo para a Copa das Confederações”.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, lembrou que é normal alguns serviços ficarem prontos em cima da hora. “Eu já fui em jogos de abertura em que uma hora antes ainda tinha pintores fazendo os retoques no estádio. Não é de se surpreender que eles ainda estejam trabalhando. Em várias copas do mundo em que eu estive envolvido, desde 1978, já vi problemas como esse, mas, na hora de começar o jogo, deu certo”.

O presidente do Comitê Organizador Local, José Maria Marin, disse que agora as atenções devem se voltar para o futebol, não mais para as preparações. “No sábado, em Brasília, iniciaremos em nosso país o maior torneio de futebol desde a Copa de 1950. Estamos entrando em uma nova era para o nosso futebol e, principalmente, para os torcedores, que formam a alma da festa em nossos estádios”. Ele pediu que os torcedores cheguem cedo à partida de abertura da Copa das Confederações, para evitar fila e aproveitar melhor as atrações da cerimônia de abertura.

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, reiterou a necessidade de os espectadores que já compraram ingressos retirarem o bilhete antes do dia do jogo. “ As pessoas não devem ir buscar no dia do jogo, porque vai ser difícil, muitas pessoas acham que vão pegar na última hora, mas isso não vai acontecer de jeito nenhum, esse sistema visa a que as pessoas peguem o ingresso antes”. Ele disse que foram vendidos até agora o triplo de ingressos que na África do Sul.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil